Teatro de Arena
“No início de 53, fui procurado pelo José Renato. Ele vinha me convidar para fazer a primeira peça do Teatro de Arena: Teatro de Arena? Ótimo, ouvi falar! Mas vocês vão fazer teatro onde? Ele respondeu: Onde der, onde houver espaço, campos de futebol, quadras de basquete, jardins, salas de exposição, hall grande de teatro, qualquer espaço.” – Sergio Britto – Trecho do livro “Fábrica de Ilusões”.
“Voulez Vous Jouer Avec Moa? de Marcel Achard, que em português chamamos Uma mulher e três palhaços, direção de José Renato, com Eva Wilma, John Herbert, José Renato, eu e o Sergio Sampaio. John, Renato e eu fazíamos um trio de palhaços, os três apaixonados pela mesma mulher. O John era o galã, o escada de nós dois, o palhaço que dá as deixas, as pancadas, arruma a situação para os mais engraçados arrancarem as gargalhadas da platéia. Renato e eu fazíamos a típica dupla do Gordo e o Magro: o Renato era o magro, mais decisivo, mais patético talvez. O personagem que eu fazia chamava-se Crockson.
Para mim, esse Crockson foi decisivo. De repente, larguei todos os galãs que me perseguiam naquele início de carreira e, nesse palhaço violente e patético, descobri um outro lado do meu eu ator, esse muito mais rico, sem dúvida, do que aquele que tinha existido até então. ” – Sergio Britto – Trecho do livro “Fábrica de Ilusões”.